A banda Fla Mingo, liderada pelo paraibano Flaviano André, fecha com chave de ouro a programação do projeto Musicaria Visibilidade 2025, nesta quinta-feira, 30 de outubro, a partir das 18h, no Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes).
O evento encerra uma série de apresentações que contou com 12 bandas independentes. Além da chance de tocar ao vivo, os artistas receberam ajuda de custo, fotos, vídeo ao vivo e assessoria de imprensa profissional, fortalecendo a cena autoral paulistana.
A nova fase de Flaviano André
Antes de criar a Fla Mingo, Flaviano liderava a banda Star 61, reconhecida em festivais como Mada (RN), Do Sol (RN), Abril Pro Rock (PE) e Claro Que É Rock (SP) onde chegou a dividir o palco com Placebo e Los Hermanos.
A mudança para São Paulo trouxe não só uma nova cidade, mas também uma nova atitude e uma sonoridade mais madura e colorida. O nome Fla Mingo é uma brincadeira com o apelido do artista e o nome da ave, remetendo à ideia de algo “colorido como uma chama”, em referência à fênix e à reinvenção.
O disco Esquina e o renascimento da banda
Em turnê com o álbum “Esquina” (Baratos Afins, 2022), a Fla Mingo apresenta um repertório que mistura faixas inéditas e releituras de músicas antigas, revisitando sua trajetória com novos arranjos e significados.
“‘Esquina’ chegou como um verdadeiro divisor de águas. É um trabalho que revisita músicas da minha fase anterior com novos arranjos, ao mesmo tempo em que abre espaço para composições inéditas. O título simboliza decisões, caminhos e rumos que precisamos tomar na vida”, comenta Fla.
Releituras com respeito e representatividade
Entre as canções revisitadas está “A Super-Tra”, lançada originalmente em 2005 com o título “O Super-Tra”, pela Star 61. Fla atualizou o título e alguns versos para refletir respeito à diversidade e à identidade de gênero.
“Percebi a importância de refletirmos sobre o que já não cabe mais no nosso linguajar. Hoje altero alguns trechos da letra nas apresentações ao vivo, como forma de demonstrar respeito à diversidade”, explica a artista.
O projeto Musicaria Visibilidade
Criado em 2018 pelo Alvenaria Espaço Cultural, o projeto Musicaria já recebeu mais de 150 shows de nomes como Jéssica Areias, Dessa Brandão, André Abujamra, Theo Werneck, Talita Avelino, Chico Salem, Felipe Antunes, entre outros.
A edição 2025 conta com apoio do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fomento CULTSP, dentro do projeto de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais #ProAC2024.
🎧 Uma playlist oficial no Spotify, organizada por Bia Toledo e Tati Bueno — curadoras do projeto e sócias do Alvenaria — reúne todas as bandas participantes.

Serviço
Projeto: Musicaria Visibilidade 2025
Show: Fla Mingo
Local: Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes – São Paulo/SP)
Horário: A partir das 18h, com show sempre às 20h30
Ingressos: Pague quanto puder
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos
